Notícias

NASA divulga imagem das inundações no Rio Grande do Sul

Imagens de satélite revelam a extensão e profundidade das enchentes.
NASA divulga imagem das inundações no Rio Grande do SulNASA

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA em sua sigla em inglês), divulgou recentemente uma nova imagem de satélite que revela a extensão das inundações no Rio Grande do Sul em maio.

A imagem destaca que a água ultrapassou os 5 metros de altura em vastas áreas, especialmente nas proximidades da capital Porto Alegre. O registro foi feito em 6 de maio, após uma semana de fortes chuvas no estado.

O mapa mostra áreas inundadas em tons de azul, variando de 10 centímetros a 5 metros de profundidade, com tons mais escuros indicando níveis mais elevados de água. Observa-se que as inundações atingiram seu pico nesse dia nos municípios próximos ao Guaíba e ao delta do rio Jacuí.

Conforme o artigo da NASA, embora muitos alagamentos na área fotografada tenham menos de 1 metro de altura, essa medida já é capaz de ocasionar sérios danos à população.

As estimativas de profundidade foram derivadas de imagens que revelam a extensão das inundações e informações sobre a topografia local. A Nasa destaca a importância desses dados para operações de resgate e planejamento de assistência às vítimas, pois ajudam a identificar vias bloqueadas pela água e áreas mais afetadas pelas inundações.