Notícias

Putin dá conselho àqueles no Ocidente que não gostam dos meios de comunicação da Rússia

''Temos pontos de vista diferentes, mas por acaso os meios de comunicação servem apenas para servir aos Governos?'', questionou o mandatário russo.
Putin dá conselho àqueles no Ocidente que não gostam dos meios de comunicação da RússiaValentina Pevtsova

O presidente russo, Vladimir Putin, condenou, nesta quarta-feira, as campanhas dos países ocidentais para impedir a transmissão da mídia russa em seu território.

"Nossa mídia, em termos de volume, em termos de sua capacidade de influenciar um determinado público, não tem comparação com as capacidades da mídia ocidental", disse Putin no contexto do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF-2024).

"Em todo lugar onde nossos jornalistas tentam trabalhar, eles encontram obstáculos", denunciou o líder russo. "Eles intimidam seus funcionários, fecham contas bancárias, confiscam o transporte", criticou.

"Isso é liberdade de expressão? Claro que não. A única coisa que nossos representantes da mídia fazem é contar o ponto de vista russo sobre certos processos que estão acontecendo no mundo, em nosso país e na Europa", continuou. "Temos diferentes pontos de vista, mas será que a mídia serve apenas para servir aos Governos?", indagou Putin.

"Mesmo que seja o ponto de vista do Governo russo, não podemos levá-lo aos ouvintes e usuários da Internet em outros países? Não é isso a disseminação livre de informações?", questionou.

Putin também deu conselhos a seus colegas europeus. "O que você deve fazer quando não gosta da informação ou quando alguém a considera tendenciosa? É preciso apresentar um ponto de vista diferente e torná-lo mais convincente do que aquele de que alguém não gosta, e não fechar a mídia", sugeriu.

Putin condenou o fato de as agências de notícias russas e outros meios de comunicação serem "constantemente perseguidos na Europa". "Do jeito que as coisas estão, há apenas uma ou duas [mídias russas na UE], e elas são constantemente esmagadas e sufocadas", disse ele. "Vou repetir o que comecei: eles não precisam procurar outra pessoa para culpar: eles precisam olhar para suas próprias ações", concluiu Putin.

Além de restrições contra jornalistas, diversos países ocidentais aplicaram uma série de restrições contra a simples reprodução de notícias de veículos de comunicação da Rússia. Países como o Reino Unido e a Alemanha determinaram medidas para suspender os canais na TV à cabo. Já na Áustria, reproduzir notícias nas redes sociais resulta em uma multa de 50 mil euros.

Em resposta a uma pergunta de José Manuel Sanz Mingote, diretor internacional da Agência EFE, sobre as supostas campanhas de desinformação ligadas à Rússia às vésperas das eleições europeias, Putin deu sua versão da crise que os partidos políticos tradicionais enfrentam na Europa.

"Devido às políticas da maioria dos países ocidentais, o bem-estar, se não desaparecer, está em perigo. Essa é a principal razão pela qual os partidos tradicionais estão passando por momentos difíceis", disse Putin.