Notícias

RT segue disponível na União Europeia 2 anos depois de sua proibição, lamenta Radio Liberty

Conteúdo da mídia russa segue disponível em muitos países do bloco, inclusive nas sedes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, indica artigo da Radio Free Europe/Radio Liberty.
RT segue disponível na União Europeia 2 anos depois de sua proibição, lamenta Radio LibertyGettyimages.ru / Misha Friedman

A RT e a Sputnik, que foram proibidas no território da UE há quase dois anos, ainda estão acessíveis na região, lamenta-se em um artigo publicado no último fim de semana pela Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL).

O artigo observa que um jornalista do veículo conseguiu acessar a RT e a Sputnik sem utilização de VPN ou de outras ferramentas especiais enquanto estava na sede da Comissão Europeia e do Conselho Europeu. "Em Bruxelas, os vídeos, textos e outros conteúdos da RT e da Sputnik estão disponíveis em inglês, francês, alemão, sérvio, espanhol e árabe", afirma o texto.

O artigo não tomou conhecimento que a RT Brasil produz, desde o segundo semestre de 2023, conteúdo em português através do presente website e também do seu canal no Telegram. 

De acordo com a publicação, a situação representa uma "prova evidente da debilidade do bloco":

"A facilidade de acesso é um golpe claro aos esforços sem precedentes do Ocidente para punir a Rússia pela invasão e para combater sua trilha de desinformação, que tem por objetivo justificar ou manipular o conflito".

Comentando a situação, Johannes Bahrke, porta-voz da Comissão Europeia responsável pela economia digital, pesquisa e inovação, disse que "as sanções abrangem todos os meios de transmissão e distribuição, como cabo, satélite, IPTV, sites e aplicativos". "Todas as licenças, autorizações e acordos de distribuição relevantes estão suspensos", acrescentou.

Para Bahrke e outros funcionários da UE e especialistas externos, o problema residente na ausência de coordenação entre os órgãos relevantes nos países-membros da UE. Bahrke observou que "cabe aos provedores relevantes bloquear o acesso aos sites de mídia afetados pelas sanções, incluindo subdomínios ou domínios recém-criados, e às autoridades nacionais relevantes tomar as medidas regulatórias necessárias".

Para o presidente russo Vladimir Putin, os Estados ocidentais objetivam limitar o acesso à RT por terem medo da verdade. "Dizemos a verdade a todo momento, e essa é provavelmente a arma mais afiada contra as mentiras e contra a propaganda encharcada dessas mentiras", disse em junho.