Notícias

Moradores incendeiam boletins de voto no México, deixando feridos

Pessoas revoltadas teriam incendiado o material e um veículo de carga após os conselheiros eleitorais locais se recusarem a permitir que todos os votos fossem contados.
Moradores incendeiam boletins de voto no México, deixando feridosRedes sociais

Várias pessoas ficaram feridas após alguns moradores descontentes com os resultados das eleições no município de San Fernando (Chiapas, México) terem tomado as instalações do Conselho Municipal do Instituto de Eleições e Participação Cidadã na terça-feira, e queimado a documentação eleitoral, informam as mídias locais. 

As fontes indicam que os conselheiros eleitorais locais não concordaram com a solicitação dos representantes do partido de contar todos os votos e que, quando estavam prestes a transferir os boletins para Tuxtla Gutiérrez, as pessoas indignadas decidiram incendiar o material e um veículo de carga.

Também foi relatado que uma funcionária eleitoral pulou do segundo andar quando as chamas estavam consumindo o prédio, como pode ser visto em um vídeo publicado na rede social X. Seu estado de saúde não é conhecido até o momento.

Os ativistas e simpatizantes do Partido Verde Ecologista do México (PVEM) denunciaram que Georgina Coutiño Verdugo, candidata de Morena a prefeita do município de Huixtla, também em Chiapas, está tentando desestabilizar a paz social ao anunciar nas redes sociais que contestará os resultados da eleição, na qual o representante do PVEM, Regulo Palomeque Sánchez, lidera a contagem de votos.