Notícias

México realiza as maiores eleições de sua história e pode eleger 1ª presidente mulher

As eleições marcam a reta final do governo de Andrés Manuel López Obrador, que em 1º de outubro entregará a faixa presidencial à pessoa eleita neste domingo para sucedê-lo.
México realiza as maiores eleições de sua história e pode eleger 1ª presidente mulherGettyimages.ru / Fernando de Dios

Na manhã deste domingo, as seções eleitorais abriram para as eleições mais importantes da história recente do México, com quase 20.000 cargos públicos em disputa.

Mais de 98 milhões de cidadãos estão sendo convocados para decidir quem ocupará a presidência nos próximos seis anos. Terão que escolher entre três candidatos, dois deles mulheres, cada um com experiências muito diferentes, Claudia Sheinbaum e os candidatos da oposição Xóchitl Gálvez e Jorge Álvarez Máynez.

Além de eleger o chefe de Estado, serão nomeados cargos federais e locais. O Congresso inteiro será renovado e nove estados escolherão seu governador: Chiapas, Guanajuato, Jalisco, Morelos, Puebla, Tabasco, Veracruz e Yucatán, além do chefe de governo da Cidade do México.

Por outro lado, os congressos locais serão renovados em 31 estados e, em nível nacional, serão eleitas as presidências municipais, prefeituras, conselhos municipais, cargos de conselheiros, entre outros cargos comunitários, de acordo com a divisão administrativa de cada estado.

As eleições marcam a reta final do governo de Andrés Manuel López Obrador, que em 1º de outubro entregará a faixa presidencial à pessoa eleita neste domingo para sucedê-lo.

Quando as urnas forem fechadas às 18h no horário local, o Instituto Nacional Eleitoral (INE) lançará o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PREP). O sistema não faz a contagem dos votos, mas captura e publica as informações registradas nas folhas de apuração pelos cidadãos que participam como mesários ou funcionários das seções eleitorais. Esses resultados "são preliminares, informativos e não são definitivos e, portanto, não têm efeito legal", adverte o órgão.

De acordo com Guadalupe Taddei Zavala, presidente do Conselho Geral do INE, estima-se que entre 22:00h e 23:30h, no horário local (entre 1h e 3h30, horário de Brasília) serão informadas as "tendências definitivas" da contagem rápida para a Presidência. Caso o comitê técnico tenha clareza sobre a tendência definitiva antes, os resultados poderão ser conhecidos mais cedo, disse.