Notícias

Polícia Federal oferece treinamento e equipamento de inteligência ao Equador

Dentre os temas discutidos, com a participação da ministra do Interior equatoriana, Mónica Palencia, estão a criação de uma adidância da PF naquele país.
Polícia Federal oferece treinamento e equipamento de inteligência ao EquadorPolícia Federal

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, participou nesta sexta-feira (12) da reunião extraordinária da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol) para debater ações para o auxílio na contenção da onda de violência por que passa o Equador.

Dentre os temas discutidos, com a participação da ministra do Interior do Equador, Mónica Palencia, estão a criação de uma adidância da PF naquele país, disse a instituição em comunicado.

Além disso, a PF brasileira ofereceu ao Governo equatoriano ajuda na área de inteligência para enfrentamento às quadrilhas; treinamento em investigações e cursos de descapitalização do crime organizado; e a disponibilização de equipamentos de inteligência voltadas ao rastreio e apreensão de bens e recursos financeiros de quadrilhas.

Segundo Rodrigues, citado por o portal g1, se os equatorianos aceitarem o auxílio, agentes da Polícia Federal brasileira podem ser enviados àquele país, mas apenas com o objetivo de treinar os policiais equatorianos.

O evento, que foi realizado por videoconferência, reuniu 20 instituições policiais de 16 países da região. Os países encaminharão as propostas de cooperação policial à Secretaria-Executiva da Ameripol, que as formalizará e enviará ao Equador até sábado.