Notícias

Rússia na ONU: "Os EUA e seus aliados contribuem para a propagação do conflito para toda a região ao atacar o Iêmen"

O representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, afirmou que Washington e seus aliados "abusaram" da resolução recentemente adotada pelo Conselho de Segurança.
Rússia na ONU: "Os EUA e seus aliados contribuem para a propagação do conflito para toda a região ao atacar o Iêmen"Legion-media.ru

Os ataques dos EUA e de seus aliados ao território do Iêmen estão contribuindo para que o conflito se espalhe por toda a região, disse o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, na sexta-feira, durante uma reunião do Conselho de Segurança.

"Os EUA e seus aliados contribuem com suas próprias mãos para o avanço do conflito e sua expansão para toda a região ao atacar ontem, em violação do artigo 2 da Carta da ONU, o povo do Iêmen", disse o representante russo.

Antes do início da reunião do Conselho de Segurança, Nebenzia disse aos repórteres que o Ocidente "abusou da resolução" que o órgão adotou recentemente sobre o Mar Vermelho.

No início da semana, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução denunciando os ataques Houthi a navios no Mar Vermelho e pedindo o fim deles.

Na sexta-feira, os EUA e o Reino Unido, com o apoio da Austrália, Bahrein, Canadá e Holanda, lançaram vários ataques contra posições Houthi no Iêmen. Durante a operação militar, os EUA usaram mais de 100 munições guiadas com precisão para atingir mais de 60 alvos Houthi em 16 locais diferentes no Iêmen, informou a US Air Force Central.

Por sua vez, os houthis do Iêmen prometeram não deixar os ataques ficarem "sem resposta e sem punição".