Notícias

Índia não planeja enviar funcionários de alto escalão para a cúpula sobre a Ucrânia

Caso as informações se concretizem, a Índia frustraria as expectativas de Kiev, que esperaria "pelo menos pelo envio do secretário das Relações Exteriores".
Índia não planeja enviar funcionários de alto escalão para a cúpula sobre a UcrâniaGettyimages.ru / Creative Touch Imaging Ltd./NurPhoto

A Índia não planeja enviar representantes de alto escalão, como o primeiro-ministro ou o ministro de Relações Exteriores, para a cúpula sobre Ucrânia a ser realizada na Suíça nos dias 15 e 16 de junho, informou o Hindustan Times citando fontes familiarizadas com o assunto.

Caso as informações se concretizem, a Índia frustraria as expectativas de Kiev, que segundo o veículo, esperava "pelo menos pelo envio do secretário de Relações Exteriores". Nova Delhi também estaria indo contra os anseios da Suíça, que enviou um diplomata para o país asiático visando "assegurar a participação da Índia" no evento.

A Rússia não foi convidada para a conferência, que também não contará com a participação dos representantes da China, da Arábia Saudita ou do Brasil. 

A "fórmula de paz" promovida por Zelensky consiste em dez pontos apresentados em 2022. Ela inclui a exigência de que Moscou retire todas as suas tropas e restaure a "integridade territorial" total da Ucrânia. A proposta foi descrita como "inaceitável" pela Rússia, por ignorar completamente a realidade no terreno.