Notícias

Tradicional aliado dos EUA no Oriente Médio se recusa a participar da cúpula de Zelensky

A Arábia Saudita não planeja participar da cúpula na Suíça porque a Rússia não está representada.
Tradicional aliado dos EUA no Oriente Médio se recusa a participar da cúpula de ZelenskyGettyimages.ru / Matteo Ciambelli / DeFodi Images

A Arábia Saudita não participará da chamada 'cúpula de paz' sobre a Ucrânia, programada para o próximo mês na Suíça, informa a DPA citando fontes diplomáticas.

Segundo a agência, o motivo da posição do reino é que a Rússia não participará da cúpula, programada para 15 e 16 de junho.

De acordo com as fontes, o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, deveria visitar a Arábia Saudita no sábado e se reunir com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman al Saud para realizar um evento em apoio à cúpula, mas a reunião foi adiada para depois do encontro na Suíça.

Na sexta-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que Pequim "dificilmente pode participar" da cúpula organizada pela Ucrânia. "A China sempre defende que a conferência internacional de paz deve atender aos três elementos importantes de reconhecimento tanto da Rússia quanto da Ucrânia, participação igualitária de todas as partes e discussão justa de todos os planos de paz", declarou durante uma coletiva de imprensa.

Além disso, a Rússia não foi convidada para o evento para conversações. Em uma entrevista recente à Reuters, Zelensky afirmou que Moscou não deveria estar presente na cúpula porque poderia obter o apoio de outros países e sequestrar a agenda de Kiev.

Por outro lado, a Bloomberg informou na semana passada que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, provavelmente não participaria da conferência, pois estava programado para participar de um evento de arrecadação de fundos para sua campanha na Califórnia naquele momento.