Notícias

VÍDEOS: mortes por hipotermia, voos cancelados e cortes de energia em meio a tempestade de inverno nos EUA

Ao menos 10 mil voos foram cancelados e pelo menos 10 pessoas morreram devido às baixas temperaturas e às intensas nevascas.
VÍDEOS: mortes por hipotermia, voos cancelados e cortes de energia em meio a tempestade de inverno nos EUAAP / Heather Khalifa

A forte tempestade de inverno que continua atingindo os EUA deixou 185 milhões de pessoas em alerta climático de inverno em todo o território do país, do Novo México ao Maine. A tempestade está assolando o território americano com frio intenso, fortes nevascas e chuvas geladas.

Observações preliminares mostram que a camada de neve já atingiu 33 centímetros em Indiana, 28 em Illinois e Ohio e 21 no Missouri. A previsão é de que a neve continue até a manhã desta segunda-feira (26) na parte leste do país, e que o maior acúmulo adicional de neve ocorra em Ohio e nos estados do nordeste.

Cortes de energia elétrica

O número de residências em todo o país que ficaram sem energia elétrica devido à tempestade de neve ultrapassou um milhão, segundo informações da plataforma PowerOutage. Os estados mais afetados são Tennessee, Mississippi e Louisiana. Os especialistas alertam que o acúmulo de gelo pode aumentar o peso dos cabos elétricos e das árvores e, com o tempo, derrubá-los, causando cortes de energia elétrica.

Navio preso

Um cargueiro ficou preso nas águas congeladas do lago Michigan, no norte dos Estados Unidos, e uma embarcação da Guarda Costeira teve que quebrar o gelo para libertá-lo. "O Mackinaw chegou ao local e libertou o navio do gelo, ajudando-o a retornar a águas navegáveis", anunciou a Guarda Costeira do Distrito dos Grandes Lagos.

Mortes

Em Nova York, já foram registradas cinco mortes devido às temperaturas baixas e às nevascas. O prefeito da cidade, Zohran Mamdani, não revelou as causas das mortes, mas destacou que o frio extremo afeta consideravelmente todos os nova-iorquinos, especialmente os mais vulneráveis, como os sem-teto.

Na Louisiana, dois homens morreram de hipotermia devido à tempestade, informou o Departamento de Saúde do estado.

Em Ann Arbor, Michigan, foi encontrado o corpo sem vida de um jovem de 19 anos que havia sido visto caminhando sozinho e sem agasalho em condições de frio extremo. A busca durou 20 horas. No Kansas, uma mulher de 28 anos foi encontrada morta em uma floresta perto da cidade de Emporia.

Mais uma morte foi registrada no Texas. De acordo com o serviço de emergência do condado de Austin-Travis, o corpo foi localizado no estacionamento de um posto de gasolina abandonado na madrugada de domingo. Presume-se que a causa da morte também seja hipotermia.

Voos cancelados

Mais de 10 mil voos programados para o domingo com origem ou destino nos EUA foram cancelados, com outros 1.800 cancelamentos programados para segunda-feira (26).

Vários aeroportos foram completamente fechados e cancelaram todos os voos, como o aeroporto Blue Grass de Lexington, em Kentucky, o aeroporto LaGuardia na cidade de Nova York e o aeroporto Ronald Reagan em Washington. O aeroporto internacional da Filadélfia também cancelou a maioria dos seus voos.

Problemas de trânsito

As fortes geadas derrubaram árvores em algumas partes do país. No Tennessee, árvores caíram sobre a rodovia interestadual 40, bloqueando várias faixas. Vídeos de carros presos na neve e de acidentes de trânsito são compartilhados nas redes sociais, retratando as adversidades cotidianas da crise climática.