
Governo brasileiro presta solidariedade ao Chile após mortes em incêndios florestais
O Ministério das Relações Exteriores divulgou, na noite de segunda-feira (19), uma nota em que expressa solidariedade ao governo e à população do Chile diante dos incêndios florestais que atingem o país e já provocaram dezenas de mortes.

"O Brasil está em coordenação com as autoridades chilenas com vistas a auxiliar no enfrentamento dos incêndios", diz a nota.
O governo brasileiro também informou que está em contato permanente com a Embaixada e o Consulado-Geral do Brasil em Santiago para acompanhar a situação. Até o momento, não há registro de cidadãos brasileiros entre as vítimas.
Entenda a situação no Chile
Os incêndios tiveram início no domingo (18) e se espalharam rapidamente, impulsionados por uma intensa onda de calor, com temperaturas acima da média histórica. As regiões de Ñuble e Bío Bío estão entre as mais afetadas, o que levou o presidente chileno, Gabriel Boric, a decretar estado de catástrofe nessas áreas.
O balanço mais recente do governo chileno confirma 19 mortes, sendo 18 na região de Bío Bío e uma em Ñuble. Além disso, mais de 1.500 pessoas foram diretamente impactadas e centenas de residências destruídas. As autoridades alertam que os números podem aumentar, já que as avaliações seguem em andamento.
