Notícias

Paraguai e Itália enviam ajuda humanitária para o RS

O presidente paraguaio, Santiago Peña, anunciou o envio de 40 caminhões com ajuda humanitária e prestou solidariedade aos afetados.
Paraguai e Itália enviam ajuda humanitária para o RSGettyimages.ru / Jefferson Bernardes

Os Governos do Paraguai e da Itália, respectivamente, enviaram nesta semana ajuda humanitária para as vítimas das inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.

Do Paraguai foram enviados itens como água mineral, colchões e material de limpeza, entre outros. O presidente do país vizinho, Santiago Peña, anunciou o envio de 40 caminhões com ajuda humanitária e prestou solidariedade aos afetados.

"Estamos com o Brasil, porque nos une uma forte amizade e porque quando estamos unidos não há adversidade que não possamos enfrentar juntos", escreveu em sua conta no X.

Enquanto isso, da Itália vieram 30 toneladas de bens, "incluindo equipamentos especializados para emergências humanitárias, como medicamentos e suprimentos médicos suficientes para atender cerca de 100.000 pessoas pelo período de três meses", tendas para 4.500 pessoas, 5 geradores com capacidade para 60 kVA/h, 2 potabilizadores e 4 tanques para armazenamento de água potável, disse em um comunicado o Consulado Geral da Itália em Porto Alegre.

A viagem foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores italiano em parceria com o Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas. A chegada do avião foi acompanhada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e pelo cônsul-geral, Valerio Caruso.