Notícias

Apagão em SP: Justiça manda Enel religar energia em até 12 horas

A decisão prevê multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento.
Apagão em SP: Justiça manda Enel religar energia em até 12 horasPaulo Pinto/Agência Brasil

A Justiça de São Paulo determinou, na noite de sexta-feira (12), que a Enel restabeleça a energia para os consumidores afetados pelo apagão, causado por um vendaval que atingiu a capital paulista e a região metropolitana. A decisão prevê multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento. As informações são do portal g1, em matéria publicada neste sábado (13).

Até a manhã de sábado (13), cerca de 468 mil imóveis na Grande São Paulo ainda estavam sem luz, sendo 345 mil apenas na cidade. A Enel afirmou que ainda não foi intimada da decisão e continua trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia.

A ordem judicial determina o religamento imediato em unidades essenciais, como hospitais, escolas, delegacias e sistemas de abastecimento de água. Para as demais residências, o prazo para religamento é de 12 horas após a notificação.

A ação foi movida pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do Estado devido à falha recorrente da Enel na prestação de serviços e à falta de informações claras sobre a previsão de restabelecimento. A empresa deverá também apresentar um relatório detalhado sobre as interrupções. O Procon-SP registrou mais de 500 queixas contra a concessionária.