
Estado de Washington declara estado de emergência e prepara evacuações após chuvas intensas

Dezenas de milhares de pessoas no estado de Washington, EUA, poderão ser evacuadas nesta quinta-feira (11) diante da previsão de chuvas intensas que ameaçam causar inundações em escala histórica, relatou a agência americana de notícias The Washington Post.

As autoridades mobilizaram centenas de membros da Guarda Nacional e solicitaram equipes de resgate aquático.
O governador do estado, Bob Ferguson, declarou estado de emergência na quarta-feira (10) e alertou que "vidas estarão em risco nos próximos dias".
"Esta situação é extremamente grave. Os próximos dias são críticos", declarou o governador. "Gostaria de encorajar todos os moradores de Washington a prestarem muita atenção aos alertas emitidos pelos departamentos de gestão de emergências e do seu condado. Se receberem uma ordem de evacuação, por favor, sigam-na."
A truly impactful and potentially historic flood event is unfolding in Western Washington. #flood#wawx#AtmosphericRiverspic.twitter.com/HalEAzEeyB
— Jonathan Petramala (@jpetramala) December 11, 2025
Várias comunidades já sofrem com inundações e deslizamentos de terra que bloquearam as principais rodovias, enquanto mais de 17 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na noite de quarta-feira (10).
Algumas áreas, como o condado de Skagit, já ordenaram que os habitantes em zonas de risco se desloquem para terrenos mais elevados. Paralelamente, no condado de Pierce, foram realizados resgates em parques de trailers e ordenadas evacuações preventivas.
