Notícias

Embaixador da Palestina pede apoio do Brasil a processo contra Israel por "atos de genocídio" em Gaza

Ibrahim Alzeben reforçou a urgência de uma solução política para o fim do conflito e agradeceu ao Brasil pelo apoio à solução de dois Estados.
Embaixador da Palestina pede apoio do Brasil a processo contra Israel por "atos de genocídio" em GazaLegion-media.ru / TheNews2

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, no Palácio do Planalto.

O diplomata afirmou que pediu apoio do Governo brasileiro à denúncia apresentada pela África do Sul, na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, contra o Estado de Israel, por atos de "genocídio" contra o povo palestino em Gaza. A expectativa das autoridades palestinas é que a denúncia "tem como objetivo pôr fim o genocídio contra o povo palestino e libertar, tanto o Israel deste episódio, quanto a Palestina".

Segundo Alzeben, durante o encontro, o presidente Lula não anunciou se o Brasil vai ou não apoiar a ação, mas assegurou que "eles estão estudando"a possibilidade.

"A posição do Brasil está clara em condenar qualquer tipo de genocídio contra qualquer ser humano", disse à imprensa.

O diplomata ainda reforçou a urgência de uma solução política para o fim do conflito e agradeceu ao Brasil pelo apoio à solução de dois Estados.

"Coincidimos em vários pontos de que a paz é a única solução para o conflito e a criação do estado da Palestina é um imperativo. Tem que ser criado e respeitado com base no direito internacional e no direito internacional humanitário", destacou.

  • A África do Sul acusou formalmente Israel na CIJ de cometer genocídio contra o povo palestino, em 29 de dezembro de 2023, alegando que "atos e omissões" do país têm a intenção de "destruir os palestinos em Gaza como parte do grupo nacional, racial e étnico palestino mais amplo".