Notícias

Tribunal da ONU ouvirá caso de genocídio contra Israel na próxima semana

A África do Sul apresentou na ultima sexta-feira uma petição solicitando ao CIJ que investigasse alegados actos de genocídio cometidos pelas forças de segurança israelense.
Tribunal da ONU ouvirá caso de genocídio contra Israel na próxima semanaLegion-media.ru / Mohammed Al-Zanoun

A Corte Internacional de Justiça (CIJ) anunciou nesta quarta-feira uma audiência pública nos dias 11 e 12 de janeiro nos processos iniciados pela África do Sul contra Israel por genocídio em Gaza.

A África do Sul apresentou na ultima sexta-feira uma petição ao Tribunal Internacional de Justiça para instar que Israel interrompa imediatamente a sua guerra contra Gaza, bem como solicitando ao CIJ que investigasse alegados actos de genocídio cometidos pelas forças de segurança israelense, e declarasse urgentemente que Israel está a violar as suas obrigações em termos de da Convenção sobre Genocídio de 1948.

"Iremos comparecer ao tribunal da CIJ no dia 11 deste mês. Apresentaremos o nosso caso sobre a razão pela qual pensamos que com base em todas as provas, incluindo a intenção especial do crime de genocídio, descobrimos que, com base em muitas declarações de líderes, que uma intenção especial está disponível'', disse Zane Dangor, diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores, à emissora nacional SABC na noite de terça-feira.