Notícias

Fortes chuvas deixam rastro de destruição em pelo menos seis estados

São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram afetados; uma mulher morreu no interior paulista.
Fortes chuvas deixam rastro de destruição em pelo menos seis estadosMetsul / Ivanir Muller / Divulgação / Redes sociais.

Fortes chuvas causaram danos severos nos últimos dias em pelo menos seis estados: Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina. Pelo menos uma mulher morreu no interior paulista, e centenas ficaram feridos ou desalojados.

Rio Grande do Sul

O município gaúcho de Erechim, no norte do RS, sofreu com um temporal de granizo no domingo (23), que deixou mais de 180 feridos, 12 desabrigados e mais de 34 mil moradores afetados. Não há registros de mortes, informou a Agência Brasil.

A queda de granizo durou cerca de 20 minutos, e destruiu telhados, quebrou vidros de veículos e danificou prédios públicos. Houve registro de falta de energia em algumas zonas, além de instabilidade na internet e telefonia.

Santa Catarina

No estado de Santa Catarina, chuvas intensas que duram desde sábado (22) provocaram alagamentos e danos em pelo menos 32 cidades. A Defesa Civil contabilizou 361 casas afetadas e 113 pessoas que deixaram as próprias casas.

Vários municípios do Vale do Itajaí e do Litoral Norte decretaram situação de emergência.

Luiz Alves (SC) registrou o maior acúmulo de chuvas em 24 horas, de 181,6 mm entre 16h30 de domingo e 16h30 desta segunda-feira.

São Paulo

Chuvas intensas atingiram o estado de São Paulo, chegando a  arrastar carros e provocar alagamentos. Pelo menos uma mulher de 26 anos morreu no domingo (23) em Hortolândia, região metropolitana de Campinas, após seu veículo ser arrastado pela água.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 às 19h23 desta segunda-feira (24), registrando alagamentos nas regiões Norte, Oeste e Sudoeste da capital fluminense.

Goiás

Chuvas fortes atingiram o sudoeste de Goiás. Em Rio Verde (GO), estruturas caíram, ruas ficaram alagadas e serviços foram interrompidos. O temporal iniciou por volta de 13h50 desta segunda-feira (24) e, em apenas 20 minutos, o município registrou 80mm de chuva, o esperado para em média 6 dias. Ventos alcançaram 91,8 km/h, segundo informou o portal G1.

Paraná

A cidade paranaense de Guarapuava foi atingida por uma tempestade de granizo no domingo (24), que gerou pedras de gelo "do tamanho de ovos de galinha", segundo a Folha de S. Paulo.