Notícias

Houthis do Iêmen alertam sobre ataques que os EUA "nem podem imaginar"

Em apoio ao povo palestino, os houthis restringem a navegação de navios israelenses e com destino a Israel e atacam destróieres norte-americanos no Mar Vermelho com drones e mísseis.
Houthis do Iêmen alertam sobre ataques que os EUA "nem podem imaginar"Legion-media.ru / Hamza Ali/Alamy Live News

O porta-voz militar houthi do Iêmen, Yahya Saree, em discurso na segunda-feira, alertou os EUA e Israel que suas forças atacarão alvos que o "inimigo nem poderia imaginar" para apoiar o povo palestino em sua "batalha honrosa" na Faixa de Gaza.

"Gaza é uma linha vermelha para nós, uma linha vermelha. Assim como nossas causas, nossos lugares sagrados e nosso Islã, e não faremos concessões", declarou. Disse ainda que os ataques do Iêmen no Mar Vermelho contra destróieres norte-americanos, destróieres israelenses e embarcações comerciais relacionadas a Israel representam os estágios iniciais da luta dos houthis para ajudar seus "irmãos palestinos".

"No quinto e sexto estágios, se o inimigo chegar a Gaza, haverá situações que nem mesmo os próprios iemenitas, nem mesmo os norte-americanos podem imaginar", afirmou, acrescentando que "a estratégia" das forças iemenitas "será grande".

Os houthis lançaram seus ataques no Mar Vermelho em novembro passado, um mês depois que Tel Aviv lançou sua ofensiva na Faixa de Gaza em resposta à incursão do Hamas em Israel em 7 de outubro de 2023.

No final de abril, o movimento iemenita relatou ataques com drones e mísseis contra dois destróieres dos EUA no Mar Vermelho, bem como dois navios identificados como pertencentes a Israel no Oceano Índico.