Notícias

Rebeldes Houthis prometem "surpresas militares" em suas operações no Mar Vermelho

O movimento iemenita tem atacado navios comerciais internacionais no estreito de Mandeb desde meados de novembro, caso sejam suspeitos de negociar com Israel.
Rebeldes Houthis prometem "surpresas militares" em suas operações no Mar VermelhoGettyimages.ru / Mohammed Hamoud

Os rebeldes Houthis do Iêmen vão incorporar "surpresas militares" às suas operações realizadas no Mar Vermelho, declarou Abdul Malik al-Houthi, líder do movimento.

"Se Deus quiser, teremos surpresas que os inimigos não esperam de forma alguma, que serão muito surpreendentes para os inimigos e acima do que o inimigo e o amigo esperam", alertou em um discurso televisionado e citado pelas mídias locais.

O líder rebelde prometeu que as operações continuariam "com grande eficácia" na direção do Mar Vermelho, do Mar da Arábia, do Golfo de Aden e do estreito de Mandeb.

  • Após Israel ter lançado uma operação militar contra a Faixa de Gaza em outubro passado, os Houthis declararam sua solidariedade aos palestinos e começaram a atacar embarcações comerciais no estreito de Mandeb, suspeitas de dirigir-se para Israel ou de terem ligações com o país judeu.

  • Os ataques forçaram algumas empresas de navegação a desviar os navios para o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, aumentando os custos e o tempo de trânsito.

  • Os ataques fizeram com que os EUA formassem uma coalizão naval internacional para defender o tráfego. Os norte-americanos também lançaram ataques aéreos, em conjunto com o Reino Unido, contra vários alvos dos rebeldes.