Lavrov: "Se o Ocidente quiser lutar no campo de batalha na Ucrânia, estamos prontos"

Ele destacou que a Rússia declarou repetidamente que está pronta para negociações, mas levando em conta as realidades atuais.

Se os aliados ocidentais do regime de Kiev quiserem resolver a crise ucraniana no campo de batalha, Moscou está preparada, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na segunda-feira.

"É um direito deles, se eles quiserem no campo de batalha, será no campo de batalha", disse ele, acrescentando que Moscou tem afirmado repetidamente que está pronta para negociar para resolver o conflito, mas levando em conta a realidade atual.

Além disso, ao comentar sobre o fórum internacional de alto nível programado para ocorrer na Suíça nos dias 16 e 17 de junho, que tratará do plano de paz para a Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia observou que esse evento "se resume a mais uma vez formular um ultimato à Rússia", enfatizando que "essa não é uma maneira de falar com ninguém, e especialmente conosco".

Segundo suas palavras, esse evento se concentra na "fórmula de paz" de Vladimir Zelensky, mas ignora outras iniciativas, como a da China. "Como local para as conversações de paz, a Suíça não é mais muito adequada. A Suíça costumava ser um país verdadeiramente neutro. Agora a Suíça está inequivocamente do lado da Ucrânia", acrescentou.