Zelensky descreve a situação em uma área da frente como "extremamente difícil"
A situação na região de Kharkov é extremamente difícil para as Forças Armadas da Ucrânia, reconheceu o presidente Vladimir Zelensky, admitindo que outras cinco áreas da linha de frente estão passando por uma situação igualmente complexa.
"Prestamos atenção especial à província de Kharkov. Batalhas defensivas e ferozes estão ocorrendo em grande parte de nossa área de fronteira", afirmou em seu discurso noturno diário no Telegram.
"Em particular, a situação é extremamente difícil nos arredores da cidade de Volchansk, que permanece sob constante fogo russo", destacou.
Zelenski ainda disse que na área de Donetsk a situação "não é menos grave", apontando a área de Pokrovsk como a mais difícil. "Foram registradas 30 batalhas no setor apenas nas últimas 24 horas", ressaltou. Além disso, ele referiu-se à complexidade nas áreas de Liman, Vremyevka, Kramatorsk e Kupiansk.
Algumas horas antes, o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Alexander Syrski, reconheceu que "esta semana a situação na província de Kharkov piorou consideravelmente".
Segundo os comunicados de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia, as forças russas libertaram nove localidades na província nos últimos dois dias.