Notícias

Petição para que tropas ocidentais intervenham na Ucrânia é lançada

Prevê-se o pedido de envio de contingentes dos países da União Europeia, do Reino Unido e dos EUA.
Petição para que tropas ocidentais intervenham na Ucrânia é lançadaAP / Gabinete de Imprensa da Presidência da Ucrânia

Uma petição com o objetivo de solicitar o envio de tropas de países ocidentais para a Ucrânia foi publicada na terça-feira no site oficial do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

De acordo com o texto do documento, planeja-se solicitar a intervenção militar de cada um dos membros da União Europeia, do Reino Unido e dos Estados Unidos para repelir o Exército russo e contribuir para a "restauração da integridade territorial do Estado".

A publicação acrescenta que tal decisão deve ser tomada "para cumprir as funções de garantir a independência do Estado e a segurança nacional", de acordo com a Constituição do país. No momento da publicação, a petição tinha mais de 2.000 assinaturas das 25.000 necessárias para que o mandatário a considerasse.

Na semana passada, o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmygal, declarou que Kiev seria grato a seus parceiros ocidentais se decidissem enviar tropas para a Ucrânia. O vice-chefe da inteligência ucraniana, Vadim Skibitsky, reconheceu que a situação atual na linha de frente "está mais difícil do que nunca".

Além de uma escassez significativa de armas e munição, o Governo de Zelensky enfrenta dificuldades causadas pelo endurecimento da mobilização, como a fuga em massa de seus cidadãos e baixas consideráveis em suas Forças Armadas.