
Venezuela envia navio com 2.5 mil toneladas de ajuda humanitária para Cuba após furacão Melissa

O governo da Venezuela enviou nesta segunda-feira (10) um navio com 2.531 toneladas de ajuda humanitária a Cuba, para apoiar a recuperação da ilha frente aos danos severos causados pelo furacão Melissa, informou a TeleSUR.
O vice-chanceler venezuelano para o Caribe, Raúl LiCausi, afirmou que a embarcação, que saiu do porto de La Guaira, transporta alimentos, colchões e materiais elétricos.

"Em momentos em que existe uma ameaça climática, uma ameaça resultante das alterações climáticas, uma ameaça militar, uma ameaça de sanções económicas permanentes e medidas coercivas sobre os nossos países, é fundamental reforçar a unidade", declarou.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, agradeceu o apoio venezuelano, classificando-o como um "exemplo da sólida irmandade" entre os dois países. "Apreciamos este gesto solidário e humanista. Forte abraço ao presidente Nicolás Maduro", escreveu em suas redes sociais.
Com o envio desta segunda-feira, a Venezuela supera 5 mil toneladas em total de assistência enviada através da ALBA-TCP (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América - Tratado de Comércio dos Povos).
Além do apoio material, uma equipe de 22 profissionais venezuelanos se encontra em Cuba para colaborar na restauração da rede elétrica e outras infraestruturas críticas.
- O furacão Melissa impactou severamente a região leste de Cuba, afetando 93 mil habitações e obrigando a evacuação preventiva de 750 mil pessoas. Estima-se danos em mais de 1.500 escolas e 400 centros de saúde, segundo informou a TeleSUR.
