Notícias

Autoridades criam força-tarefa para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu após tornado devastar 90% da cidade

Cidade foi destruída por ventos de mais de 250 km/h; seis pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas.
Autoridades criam força-tarefa para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu após tornado devastar 90% da cidadeAri Dias/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou neste sábado (8) a criação de uma força-tarefa para reconstruir as casas de Rio Bonito do Iguaçu, município do sudoeste do estado devastado por um tornado com ventos que ultrapassaram 250 km/h no dia anterior.

90% das edificações foram destruídas, e a cidade foi colocada em estado de calamidade pública, informou o Poder360, citando o governo do estado.

O fenômeno deixou seis mortos e 750 feridos. Cinco das vítimas eram moradores de Rio Bonito do Iguaçu, sendo três homens, de 49, 57 e 83 anos, uma mulher de 47 e uma adolescente de apenas 14. A sexta vítima é um homem de 53 anos, morador da zona rural de Guarapuava.

O prefeito Sezar Augusto Bovino afirmou ao portal g1 que "a cidade terá que ser reconstruída do zero", destacando que mais de mil pessoas ficaram desalojadas. O município tem cerca de 14 mil habitantes. 

O governador declarou que as equipes estaduais já estão na região para avaliar os estragos e prestar apoio às famílias atingidas.

"Já decretei estado de calamidade para a região, o que facilita e agiliza os atendimentos. Também já estamos com equipes da Fundepar fazendo levantamento das escolas destruídas. Nós faremos alojamentos provisórios para famílias que não têm onde se acomodar", disse Ratinho Junior, em declaração reproduzida pelo portal Poder360.

Uma parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) foi anunciada para avaliar as condições estruturais das residências. Técnicos da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e das cidades de Francisco Beltrão e Cascavel foram mobilizados para apoiar o planejamento da reconstrução.

Segundo o g1, bombeiros e equipes de resgate atuaram durante todo o dia e informaram que não há desaparecidos. As buscas na área urbana foram encerradas na manhã deste sábado. O governo estadual decretou luto oficial de três dias em todo o Paraná, enquanto abrigos emergenciais começaram a ser montados com o apoio de cidades vizinhas.

Ainda de acordo com o site, a aplicação do Enem 2025, que estava marcada para domingo (9), foi suspensa no município por causa da destruição generalizada. Ratinho Junior afirmou ainda que governadores de outros estados ligaram oferecendo ajuda, e que será feito um levantamento completo dos prejuízos antes do início das obras de reconstrução.

  • Segundo a Defesa Civil, o tornado atingiu o grau EF3 na escala de intensidade, que vai até cinco, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).