
Tornado provoca destruição em Rio Bonito do Iguaçu e deixa cinco mortos e mais de 130 feridos

Um tornado com ventos que ultrapassaram 100 km/h atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu na tarde desta sexta-feira (7), causando grande impacto na região e deixando cinco mortos, além de mais de 130 feridos, segundo informou a Defesa Civil, citada pelo portal G1.
De acordo com o órgão estadual, entre os feridos, 30 tiveram ferimentos graves e mais de 100, leves. As vítimas foram levadas para hospitais próximos.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) classificou o tornado preliminarmente com o índice F2, o equivalente a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Entretanto, segundo o sistema estadual, há "fortes indícios" de que os ventos podem ter superado os 250 km/h em certos pontos, o que mudaria a classificação para F3.
O fenômeno climático causou danos bastante severos sobre a cidade, acrescentou o governo: "Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria". Imagens nas redes sociais mostram carros virados, imóveis danificados e outros efeitos.
"A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há pelo menos três mortes, sendo dois idosos. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados", relatou o prefeito Sezar Augusto Bovino, citado por O Globo.
O Governo do Estado declarou que está em alerta devido às chuvas e ventos fortes, indicando que equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros seguem mobilizadas em todo o estado. "Rio Bonito do Iguaçu é um das áreas mais afetadas", confirmou em publicação nas redes sociais.
"Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", escreveu o governador Ratinho Jr, reafirmando que a Defesa Civil e as forças de segurança "estão em alerta, mobilizadas".
