Notícias

UE começará a regulamentar o Telegram

O Instituto Belga de Serviços Postais e Telecomunicações (BIPT) será o órgão de supervisão de todo o bloco.
UE começará a regulamentar o TelegramImagem gerada por inteligência artificial

A União Europeia (UE) começará a regulamentar a rede social de mensagens instantâneas Telegram, informou o jornal belga De Standaard na segunda-feira.

O Instituto Belga de Serviços Postais e Telecomunicações (BIPT) será o órgão supervisor que regulamentará o serviço de mensagens em toda a UE e monitorará como o Telegram reage à disseminação de conteúdo ilícito, como convocações à violência e venda ilegal de armas e drogas. O jornal descreve o serviço como uma "atração on-line para traficantes e extremistas".

O Telegram, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nomeou a empresa belga EDSR como sua representante no bloco. Ao mesmo tempo, de acordo com o porta-voz do instituto, Jimmy Smedts, o BIPT ainda está aguardando sua nomeação oficial. "Isso deve acontecer dentro de alguns dias", revelou ele. Como resultado, se o aplicativo não estiver em conformidade com as regras, o BIPT poderá impô-lo sanções.

A supervisão do Telegram chegou aos países do bloco como resultado da Lei de Serviços Digitais Europeus (DSA), que entrou em vigor na legislação da UE em novembro de 2022.