Notícias

Fundador do Telegram: "Google e Apple podem censurar qualquer coisa"

De acordo com Pavel Durov, os aplicativos que não estiverem em conformidade com as regras de censura dessas empresas poderão ser removidos de suas lojas.
Fundador do Telegram: "Google e Apple podem censurar qualquer coisa"Legion-Media / Martin Law/EyePress

As empresas a Apple e o Google "podem censurar basicamente qualquer coisa" que vá contra suas regras, revelou o cofundador da plataforma de mensagens instantâneas Telegram, Pavel Durov, em uma entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson, publicada na terça-feira.

Questionado sobre as exigências de autoridades de vários países para censurar certas coisas no Telegram, Durov disse que, nos casos em que a administração da plataforma acredita que essas coisas cruzam uma linha inconsistente com seus valores de liberdade de expressão e proteção da correspondência privada, as ignora.

Nesse contexto, Carlson perguntou se há demandas que não podem ser ignoradas. Segundo Durov, "a maior pressão sobre o Telegram não está vindo dos governos, está vindo da Apple e do Google". "Quando se trata de liberdade de expressão, essas duas plataformas podem censurar basicamente tudo o que pode ler ou acessar em seu smartphone", sublinhou.

O empressário afirmou que essas empresas "deixam muito claro" que, se o Telegram não estiver em conformidade com suas regras, poderá ser removido das lojas de aplicativos, o que é um assunto bastante sério. "Obviamente, uma grande parte da população mundial perderá o acesso à ferramenta disponível que usam todos os dias", disse, observando que essa medida também prejudicaria essas empresas de alguma forma.

"Mas a Apple e o Google não são muito flexíveis quando se trata de suas regras. Se acharem que algum conteúdo é contra suas regras, se certificarão de que todos os aplicativos distribuídos por meio de suas lojas respeitem essas normas", detalhou.