Notícias

Axios: EUA suspendem envios de munição para Israel

Washington está preocupado com a possível ofensiva israelense na cidade de Rafah.
Axios: EUA suspendem envios de munição para IsraelGettyimages.ru / Alexi J. Rosenfeld

A Administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, suspendeu na semana passada os embarques de armas para Israel pela primeira vez desde o início da guerra na Faixa de Gaza, informa o Axios, citando duas autoridades israelenses.

No Governo israelense, a notícia causou grande preocupação, bem como perguntas sobre os motivos da suspensão, observa a publicação. Como o meio de comunicação aponta, Biden está enfrentando críticas de americanos que se opõem ao seu apoio a Israel.

A Casa Branca está preocupada com uma possível incursão israelense na cidade de Rafah, no sul do país, que abriga mais de um milhão de palestinos.O descontentamento de Washington também é ampliado por declarações recentes do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nas quais ele disse que lançará uma operação em Rafah, independentemente de conseguir ou não chegar a um acordo com o Hamas para libertar os reféns.

Além disso, Netanyahu disse no domingo que Tel Aviv não aceitará as exigências do Hamas e continuará com a operação militar em Gaza. De acordo com o jornalista israelense Suleiman Maswadeh, citando uma "fonte política" não identificada dentro do Governo de Israel, o "escalão político" decidiu que as FDI "entrarão em Rafah e destruirão os batalhões restantes do Hamas, independentemente de haver ou não uma pausa temporária para a libertação de nossos reféns".