Notícias

Israel fecha a passagem de Gaza e lança bombas em Rafah após ataque do Hamas

O grupo palestino atacou o Exército israelense perto da passagem de fronteira de Kerem Shalom.
Israel fecha a passagem de Gaza e lança bombas em Rafah após ataque do HamasLegion-media.ru / Abed Rahim Khatib/Dpa

Israel fechou a passagem de Kerem Shalom, através da qual a ajuda humanitária estava sendo entregue à Faixa de Gaza, após o Hamas atacar soldados do país judeu perto da rota, informaram as Forças de Defesa de Israel (FDI).

Segundo o comunicado das FDI, o grupo palestino disparou 10 projéteis contra a área de Kerem Shalom no domingo, a partir da área adjacente à passagem de Rafah, matando três soldados e ferindo 11, três dos quais estão em estado grave.

Por sua vez, a ala militar do Hamas comunicou que o ataque foi realizado com o sistema de mísseis Rajum contra uma base militar israelense.

Em resposta ao ataque do Hamas, os caças do Exército israelense destruíram o lançador de onde os projéteis foram disparados contra os soldados de Israel e atingiram uma "estrutura militar" do Hamas na mesma área.

O bombardeio israelense também destruiu uma casa em Rafah e deixou pelo menos 16 pessoas mortas. O ataque das FDI teria ocorrido em dois locais distintos na cidade do enclave palestino. 

A troca de ataques entre Israel e o Hamas ocorreu em meio às negociações no Egito sobre uma possível trégua e às promessas das autoridades israelenses de realizar uma ofensiva em Rafah, que abriga cerca de dois milhões de habitantes de Gaza de outras áreas do enclave palestino.