
Cuba adota medidas emergenciais antes da chegada do furacão Melissa

O governo de Cuba realizou, nesta segunda-feira (27), uma reunião do Conselho de Defesa Nacional para coordenar ações de resposta à aproximação do furacão Melissa, classificado como categoria 5. A informação foi divulgada pela emissora venezuelana VTV.
O encontro foi conduzido pelo presidente Miguel Díaz-Canel, diante do alerta de que o fenômeno é o mais intenso a se formar na região nos últimos anos

Segundo o Centro Nacional de Furações, os ventos podem chegar a 260 km/h e provocar danos severos, especialmente em áreas montanhosas do sudeste cubano. A previsão é de que o furacão chegue ao país entre a noite de terça-feira (28) e a madrugada de quarta (29).
O órgão meteorológico alertou que os ventos destrutivos devem começar ainda na noite desta segunda-feira e que as chuvas intensas podem causar inundações e deslizamentos.
Melissa também representa ameaça para outras ilhas do Caribe. O fenômeno atinge a Jamaica antes de alcançar Cuba, e pode provocar uma maré ciclônica de até quatro metros na costa sul do país, reporta a ABC News. Há ainda previsão de impactos significativos em regiões do Haiti e da República Dominicana.
