Notícias

Stoltenberg explica o que "minou a confiança de Kiev" na OTAN

Os recentes atrasos no Congresso dos EUA e a diminuição dos suprimentos dos países europeus enfraqueceram a confiança de Kiev, segundo o secretário-geral da OTAN.
Stoltenberg explica o que "minou a confiança de Kiev" na OTANGettyimages.ru / STR/NurPhoto

A confiança da Ucrânia nos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi prejudicada pelos atrasos na entrega de armas, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, à Reuters, na segunda-feira.

"É claro que o fato de não termos cumprido o que prometemos prejudicou (...) a confiança", afirmou Stoltenberg.

Como exemplos desses entraves, o secretário-geral citou a longa demora do Congresso dos EUA em aprovar o novo pacote de ajuda e o fornecimento de projéteis de artilharia em quantidade menor do que a prometida pelos países europeus da OTAN.

Segundo o chefe do bloco militar, "tais falhas mostram que chegou a hora de reconsiderar a coordenação da assistência militar internacional a Kiev".

"Precisamos de uma estrutura mais robusta e institucionalizada para nosso apoio, garantindo previsibilidade, maior responsabilidade e um compartilhamento de encargos mais efetivo", declarou Stoltenberg.

Em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, na segunda-feira, o secretário-geral disse que, se os aliados tivessem que escolher entre atingir os objetivos militares da OTAN e apoiar a Ucrânia, eles deveriam optar por apoiar Kiev.