Notícias

Stoltenberg: A OTAN deve priorizar a ajuda a Kiev aos seus próprios objetivos

Secretário-geral da Aliança acredita que "os estoques podem e serão repostos", mas "as vidas perdidas não podem ser recuperadas".
Stoltenberg: A OTAN deve priorizar a ajuda a Kiev aos seus próprios objetivosGettyimages.ru / STR/NurPhoto

Se os aliados tiverem que escolher entre cumprir os objetivos militares da OTAN e apoiar a Ucrânia, eles devem optar pelo apoio a Kiev, declarou nesta segunda-feira o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

"Deixei claro que, se os aliados tiverem que escolher entre atingir os objetivos de capacidade da OTAN ou apoiar a Ucrânia, eles devem apoiar a Ucrânia", afirmou Stoltenberg.

Segundo o secretário-geral da OTAN, "as reservas podem e serão reabastecidas", mas "as vidas perdidas não podem ser recuperadas". Stoltenberg também aplaudiu o fato de que os países da Aliança estão aumentando a produção de armas e estabelecendo empresas conjuntas com a Ucrânia.

Stoltenberg celebrou a aprovação da ajuda militar à Ucrânia pelo Congresso dos EUA, bem como os novos fornecimentos do Reino Unido, da Alemanha e dos Países Baixos.

De acordo com o chefe da Aliança, a adesão da Ucrânia à OTAN é "irreversível" e, "quando chegar a hora", o país poderá tornar-se membro do bloco "imediatamente".