Notícias

Hamas revela condição para depor armas

Grupo militante palestino se tornaria um partido político "se a ocupação acabar", disse Khalil al-Hajjah.
Hamas revela condição para depor armasAP / Khalil Hamra

O Hamas está disposto a alcançar uma trégua com Israel por cinco anos ou mais e a depor suas armas sob a condição de que um Estado palestino independente seja estabelecido nas fronteiras de 1967, afirmou um dos líderes do movimento islâmico, Khalil al-Hajjah, em entrevista à AP.

O grupo quer se unir à Organização para a Libertação da Palestina, liderada pela facção rival Fatah, para formar um governo unificado, o que significaria "um Estado palestino totalmente soberano na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e o retorno dos refugiados palestinos em conformidade com as resoluções internacionais" ao longo das fronteiras de Israel anteriores a 1967.

Além disso, o representante do Hamas observou que "se a ocupação terminar", o grupo se tornará um partido político.

"Todas as experiências das pessoas que lutaram contra os ocupantes quando se tornaram independentes e conquistaram seus direitos e seu estado [...] se tornaram partidos políticos e suas forças se tornaram o Exército nacional", acrescentou.

Com relação a isso, afirmou que as Forças Armadas de Israel "não destruíram mais de 20% das capacidades do Hamas, sejam elas humanas ou terrestres". "Se eles não conseguem derrotar o Hamas, qual é a solução? A solução é chegar a um consenso", disse.