Notícias

Netanyahu promete iminentes "golpes dolorosos" contra o Hamas

O primeiro-ministro israelense anunciou que pretende aumentar a pressão sobre o grupo palestino para que liberte os reféns.
Netanyahu promete iminentes "golpes dolorosos" contra o HamasGettyimages.ru / Sean Gallup

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu lançar "novos e dolorosos golpes" contra o Hamas para aumentar a pressão sobre o grupo para que liberte os reféns israelenses mantidos na Faixa de Gaza desde outubro.

"Em vez de recuar de suas posições extremas, o Hamas se baseia na divisão que existe entre nós e é encorajado pelas pressões dirigidas contra o Governo israelense. Como resultado, ele apenas endurece suas condições para a libertação de nossos reféns", disse Netanyahu em uma mensagem de vídeo antes da Páscoa, acrescentando que o país judeu lançará em breve "golpes adicionais e dolorosos" contra o grupo.

"Nos próximos dias, aumentaremos a pressão militar e diplomática sobre o Hamas, porque essa é a única maneira de libertar nossos reféns e alcançar nossa vitória", disse ele. Na mensagem, Netanyahu também disse que a ausência dos reféns de suas casas durante o feriado da Páscoa "só fortalece a determinação de trazê-los de volta".

De acordo com o primeiro-ministro, Israel ainda não conseguiu devolver os reféns aos israelenses capturados pelo Hamas em outubro porque "todas as propostas para a libertação dos reféns foram categoricamente rejeitadas" pelo grupo palestino.

Dessa forma, Netanyahu tentou se justificar diante das críticas ao seu Governo por não ter feito o suficiente para resgatar os reféns.