Notícias

Rússia na ONU: EUA evitam mencionar que foram responsáveis pelos bombardeios atômicos no Japão

Representante russo na ONU, Vasily Nebenzia, também questionou o fato de Tóquio não ter nomeado o autor dos ataques, "como se as bombas nucleares [...] realmente viessem do espaço sideral e do nada".
Rússia na ONU: EUA evitam mencionar que foram responsáveis pelos bombardeios atômicos no JapãoGettyimages.ru / Lev Radin/Pacific Press/LightRocket

O representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzia, ressaltou que os EUA evitam mencionar que foram os autores dos bombardeios atômicos das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki ao falar sobre suas trágicas consequências.

"A propósito, meu colega norte-americano nos contou sobre sua viagem ao Japão e sua visita a Nagasaki e as horríveis consequências do bombardeio nuclear, posso perguntar se você poderia nos esclarecer sobre quem realizou esse bombardeio nuclear pela única vez na história da humanidade?", disse o diplomata russo durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na quarta-feira.

Além disso, Nebenzia dirigiu a mesma pergunta ao representante japonês, cujo estado, segundo ele, "nunca" nomeou o país que o bombardeou, "como se as bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki realmente viessem do espaço sideral e do nada".

O principal motivo é "difamar a Rússia"

Nebenzia ainda comentou sobre o projeto de resolução EUA-Japão sobre a não instalação de armas nucleares no espaço, que foi vetado pela Rússia, argumentando que os autores se recusaram a adotar a emenda proposta por Moscou e Pequim, que busca proibir a instalação de todas as armas no espaço.

De acordo com o diplomata sênior russo, as verdadeiras razões para a apresentação do projeto entre EUA e Japão estão centradas em "difamar a Rússia" e continuar a realizar planos para militarizar o espaço, apesar do que eles dizem em seus "discursos malignos".

"Gostaria de reiterar, para que fique registrado, que estamos prontos para concluir amanhã um acordo internacional juridicamente vinculativo que inclua uma proibição total da implantação no espaço exterior de qualquer tipo de armas, não apenas armas de destruição em massa, que já são proibidas pelo Tratado do Espaço Exterior", enfatizou.

  • Em agosto de 1945, aviões norte-americanos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki,matando dezenas de milhares de pessoas. Outros milhares de japoneses morreram anos depois devido aos efeitos da radiação.