Notícias

Congressista dos EUA sugere o uso de bombas nucleares para acabar com os conflitos em Gaza e na Ucrânia

"Deveria ser como em Nagasaki e Hiroshima. Vamos acabar com isso rapidamente", pediu o legislador.
Congressista dos EUA sugere o uso de bombas nucleares para acabar com os conflitos em Gaza e na UcrâniaGettyimages.ru / Dan Kitwood

Em vez de fornecer ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, deveriam ser realizados bombardeios nucleares no enclave palestino, sugeriu o congressista norte-americano Tim Walberg.

"Não deveríamos gastar um centavo sequer em ajuda humanitária. Deveria ser como [nas cidades japonesas de] Nagasaki e Hiroshima Vamos acabar com isso rapidamente", disse Walberg durante uma reunião.

O legislador republicano também propôs fazer "a mesma coisa" na Ucrânia para remover as tropas russas. "Vamos derrotar [o presidente russo Vladimir] Putin rapidamente", disse ele.

"Em vez de 80% [do financiamento dos EUA] na Ucrânia ser usado para fins humanitários, deveria ser de 80% a 100% para eliminar as forças russas, se é isso que queremos fazer", acrescentou.

Comentários "horríveis e chocantes

Os comentários de Walberg atraíram críticas dos democratas: "Isso é repreensível para qualquer pessoa, especialmente para uma autoridade eleita e alguém que se considera um homem de fé", disse a congressista Elissa Slotkin, pedindo que o político republicano se retrate de suas observações.

É uma posição indefensável argumentar contra a ajuda humanitária ao povo de Gaza e, ao mesmo tempo, pedir o massacre generalizado do povo palestino", disse ele.

Mais tarde, o gabinete de Walberg emitiu uma nota de retratação argumentando que o político estava falando metaforicamente "para mostrar a urgência de derrotar rapidamente esses inimigos" dos EUA.