Notícias

Políticos brasileiros reagem à fala de Felipe Neto ao chamar Arthur Lira de "excrementíssimo"

O influenciador participou em um simpósio na Câmara dos Deputados sobre a regulação de plataformas digitais, na terça-feira.
Políticos brasileiros reagem à fala de Felipe Neto ao chamar Arthur Lira de "excrementíssimo"Gettyimages.ru / Mauricio Santana / Anadolu

O 'youtuber' brasileiro Felipe Neto, criticou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, por encerrar o projeto de lei das fake news (PL N° 2630). Durante um simpósio sobre a regulação sobre a plataformas digitais, na terça-feira, Felipe chamou Lira de "excrementíssimo" e defendeu a participação da população comum no debate sobre a regulamentação das plataformas.

"É preciso que a gente fale mais, se comunique mais, fale mais com o povo, convide mais o povo para participar, como o marco civil da internet brilhantemente fez. É preciso, fundamentalmente, que a gente altere a percepção em relação ao que é um projeto de lei como o 2.630, que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira."

O 'youtuber' afirmou que os deputados votam de acordo com a vontade popular e fez uma comparação com a votação que resultou na manutenção da prisão de Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento na morte de Marielle Franco. Ele destacou o episódio como exemplo de como a pressão popular pode influenciar as decisões políticas.

Reações políticas à fala de Felipe Neto

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou o ocorrido em uma sessão plenária da Câmara dos Deputados na terça-feira.

Felipe Neto, aqui nesta Casa de forma online, chamou o presidente desta Casa de excrementíssimo. Ou seja, eu sou investigado, sou parlamentar, tenho imunidade para tal. Porque eu chamei o Lula de ladrão, um cara que é condenado em três instâncias e tem 3.000 provas contra ele. Agora, Felipe Neto, quando chama o presidente dessa Casa aqui de 'excremento', aí tudo bem, liberdade de expressão.

A também deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) se pronunciou no seu perfil do X, e pediu respeito do influenciador à autoridade do Poder Legislativo.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) também se pronunciou sobre o incidente. Ele considera que foi uma falta de bom senso e habilidade política por parte de Felipe Neto atacar Arthur Lira, lembrando que Lira foi um dos principais apoiadores do Projeto de Lei em questão.

Ele não conseguiu maioria na Câmara pela falha no trabalho nas redes sociais, que deveria ter sido feito pelo próprio Felipe Neto.

O parlamentar ressalta que o influenciador está atacando alguém que deveria ser seu aliado na luta pela aprovação do projeto de lei. Apesar das discordâncias dos deputados com Lira, eles criticam a falta de respeito de Felipe com o presidente da Casa durante uma sessão na Câmara dos Deputados.