Notícias

Justiça brasileira dá cinco dias para a rede social X responder sobre irregularidades

Elon Musk, proprietário do X, disse que acatará as decisões dos tribunais brasileiros.
Justiça brasileira dá cinco dias para a rede social X responder sobre irregularidadesSCO / STF / Dorivan Marinho / Gettyimages.ru / NurPhoto

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu cinco dias para a rede social X se manifestar sobre irregularidades detectadas pela Polícia Federal (PF) relativas ao descumprimento de decisões judiciais, informa o G1.

De acordo com o veículo, a PF enviou um relatório ao STF afirmando que, embora o X tenha cumprido a ordem de bloquear as contas dos investigados, permitiu que eles continuassem usando a plataforma para fazer transmissões ao vivo.

"A empresa ressaltou [...] que todas as contas permanecem bloqueadas, com exceção das contas e perfis que foram objeto de ordens posteriores de desbloqueio", diz parte do documento protocolado pela Polícia, que explica que os usuários no Brasil puderam, por diversos meios, seguir as contas suspensas e receber notificações de transmissões ao vivo realizadas no X.

O órgão policial denunciou que a suposta 'milícia digital' sob investigação do Supremo Tribunal Federal conseguiu se reorganizar e tentou escapar da  justiça com publicações feitas fora do país, incitando seus seguidores e atacando os poderes constituídos, o que demonstra que "os investigados nunca cessaram suas condutas criminosas". 

Elon Musk recentemente se envolveu em um embate com o ministro Alexandre de Moraes, que julgou o caso, a quem acusou de ser um "ditador" e de tentar estabelecer censura sobre o conteúdo divulgado na mencionada rede social, embora tenha dito posteriormente que obedeceria decisões da Justiça brasileira.

Continuando a polêmica, o bilionário ainda perguntou quanto custaria a aquisição da TV Globo, a principal rede de televisão do Brasil.