Notícias

UNRWA: Israel não apresentou provas de ligações de funcionários com o Hamas

Tel Aviv ainda não apresentou provas para sustentar suas acusações públicas, disse a agência.
UNRWA: Israel não apresentou provas de ligações de funcionários com o HamasGettyimages.ru / Dawoud Abo Alkas/Anadolu

Israel ainda não apresentou provas para sustentar suas alegações de que os funcionários da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) ajudaram o Hamas no ataque de 7 de outubro de 2023 ao país judeu, segundo um relatório independente da agência.

Tel Aviv "alegou publicamente que um número significativo de funcionários da UNRWA são membros de organizações terroristas. No entanto, Israel ainda não forneceu evidências para apoiar essa afirmação", diz o documento.

O chefe da agência, Philippe Lazzarini, afirmou que "o relatório confirma que a UNRWA estabeleceu, ao longo de muitos anos, políticas, mecanismos e procedimentos para garantir a conformidade com o princípio da neutralidade" e "possui sistemas para lidar com alegações de violações da neutralidade".

Por sua vez, Israel argumenta que alguns dos funcionários da agência, que eram 13.000 na Faixa de Gaza no início da guerra contra o Hamas, estão envolvidos em colaboração com o movimento palestino e a Jihad Islâmica, e até mesmo os acusa de envolvimento no ataque de 7 de outubro. Após a acusação israelense, vários países e instituições suspenderam o financiamento à UNRWA.