Notícias

Presidente da Polônia se oferece à OTAN para receber armas nucleares no país

Mandatário polonês reiterou a disposição de seu país em participar do programa de 'Nuclear Sharing' do bloco militar.
Presidente da Polônia se oferece à OTAN para receber armas nucleares no paísGettyimages.ru / Beata Zawrzel/NurPhoto

A Polônia oferecerá seu território para a instalação de armas nucleares da OTAN se os aliados tomarem essa decisão, garantiu o presidente polonês Andrzej Duda.

Falando a um jornalista da Fakt durante sua visita a Nova York, Duda confirmou que a instalação de tais armas na Polônia como parte do programa 'Nuclear Sharing' (Compartilhamento Nuclear) "tem sido um tópico de conversas entre a Polônia e os EUA há algum tempo".

Elaborando sobre a necessidade desse reforço, Duda lembrou que "a Rússia está militarizando cada vez mais a província de Kaliningrado", o enclave russo no Mar Báltico que faz fronteira com a Polônia, enquanto menciona a recente instalação de armas nucleares russas em Belarus.

"Se nossos aliados decidirem instalar armas nucleares como parte do 'Nuclear Sharing' também em nosso território, com o objetivo de fortalecer a segurança do flanco oriental da OTAN, estamos prontos para isso", enfatizou.

Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou que, se esses planos forem concretizados, eles não ficarão sem resposta. "Os militares, é claro, caso esses planos sejam feitos, analisarão a situação e, em qualquer caso, farão o que for necessário para garantir nossa segurança e proteção", afirmou o porta-voz.

  • 'Nuclear sharing' é um programa da OTAN que prevê a instalação de ogivas nucleares em países membros que não possuem armas nucleares próprias e faz parte da política de dissuasão nuclear da Aliança.
  • Desde novembro de 2009, como parte desse programa, as armas nucleares dos EUA estão localizadas na Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia.