Notícias

Rússia usará armas nucleares somente se algo ameaçar a sua existência, afirma o Kremlin

Declarações foram feitas pelo porta-voz presidencial Dmitri Peskov nesta quarta-feira.
Rússia usará armas nucleares somente se algo ameaçar a sua existência, afirma o KremlinSputnik / Ministério da Defesa da Rússia

A Rússia recorrerá ao uso de armas nucleares no caso de uma ameaça à sua existência, afirmou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, nesta quarta-feira. 

"Tudo sobre armas nucleares está definido em nossa doutrina sobre o assunto. E [...] se nos afastarmos da linguagem jurídica, lá ela é interpretada precisamente como 'uma arma de despedida'", explicou.

"Se algo ameaça a existência de nosso país, então as armas nucleares são empregadas. Fora disso, não se pode falar sobre o assunto de forma irresponsável", acrescentou o porta-voz.

Objetivos legítimos

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse no início desta quarta-feira que a instalação de armas nucleares dos EUA no norte da Europa não fortaleceria a segurança dos países que as recebem, mas a enfraqueceria.

Zakharova reiterou que os locais com tais armas se tornarão alvos legítimos para as forças armadas da Rússia no caso de um conflito armado entre Moscou e a OTAN. "Não é preciso ser um estrategista militar para entender: tais instalações representarão uma fonte de ameaça direta e, naturalmente, serão inevitavelmente incluídas na lista de alvos legítimos, definida pelo cenário de um confronto militar direto entre nosso país e a OTAN", enfatizou.

De acordo com suas palavras, as ações dos EUA e de "seus satélites" empurram a situação exatamente para esse cenário de conflito direto.