O Comitê de Juventude e Esportes da Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) recomendou que o órgão legislativo adotasse um projeto de lei que prevê a introdução de treinamento militar básico em instituições de ensino secundário, noticiou no domingo o portal ucraniano Judicial Daily.
O comitê observou que a adoção do projeto de lei contribuirá para "melhorar o treinamento militar inicial e a educação militar-patriótica da juventude ucraniana".
Além disso, prevê-se treinar os jovens desse país em "conhecimento primário de armas combinadas e habilidades especiais relacionadas à consciência de defesa", bem como "consciência de sua responsabilidade pela defesa armada da Ucrânia".
Para esses fins, planeja-se introduzir nas instituições de ensino secundário, profissionalizante, profissionalizante superior e superior a nova disciplina 'Defesa da Ucrânia', um programa desenvolvido e aprovado pelo Ministério da Educação em consulta com o Ministério da Defesa.
A notícia chega logo depois que o presidente ucraniano Vladimir Zelensky assinou um polêmico projeto de lei que endurece a mobilização militar em seu país, em meio a relatos de que homens ucranianos em idade de combate estão fugindo em massa da Ucrânia para evitar ir para a linha de frente.