Notícias

Kremlin: "Os EUA terão de responder se confiscarem os ativos russos"

Moscou afirma que essa medida de Washington causará danos irreparáveis à imagem dos EUA.
Kremlin: "Os EUA terão de responder se confiscarem os ativos russos"Legion-media.ru / Gripas Yuri / Abaca / Sipa USA

A apreensão de ativos russos por Washington só prejudica a imagem dos Estados Unidos, e suas autoridades serão responsabilizadas se eles forem entregues à Ucrânia, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, no sábado.

"A decisão era esperada e previsível. Ela enriquecerá ainda mais os Estados Unidos, arruinará ainda mais a Ucrânia e causará a morte de mais ucranianos por causa do regime de Kiev", declarou o porta-voz aos repórteres. "Quanto à lei sobre o confisco de bens russos, ainda temos que resolver os detalhes", acrescentou.

O Kremlin assegura que, de qualquer forma, a apreensão de ativos russos por Washington causará danos irreparáveis à imagem dos EUA. "[Essa decisão] forçará muitos investidores naquele país a economizar seus fundos, pois a firmeza da propriedade privada e da propriedade estatal será violada", afirmou Peskov.

A Rússia anunciou que tomará medidas e responderá de acordo: "Se isso for realmente verdade, os Estados Unidos terão que responder por isso, e é improvável que haja limites de tempo aqui, e faremos isso da maneira que melhor atender aos nossos interesses", concluiu.

No sábado, a Câmara dos Deputados dos EUA votou a favor de um projeto de lei que aprova a apreensão de ativos russos congelados em favor da Ucrânia. 360 membros votaram a favor da legislação, enquanto 58 se opuseram e 13 se abstiveram. O projeto de lei também inclui prioridades de segurança nacional, como sanções ao Irã e medidas que poderiam levar à proibição do TikTok no país.