Notícias

Projeto de lei que permite apreensão de ativos russos congelados para a Ucrânia foi aprovado

360 membros da Câmara dos Deputados dos EUA votaram a favor da legislação, enquanto 58 se opuseram a ela.
Projeto de lei que permite apreensão de ativos russos congelados para a Ucrânia foi aprovadoCSPAN

A Câmara dos Representantes dos EUA votou no sábado a favor de um projeto de lei que aprova a apreensão de ativos russos congelados em favor da Ucrânia, com 360 deputados votando a favor, enquanto 58 se opuseram e 13 se abstiveram.

O projeto de lei também inclui prioridades de segurança nacional, como sanções ao Irã e medidas que poderiam levar à proibição do TikTok no país.

O documento prevê a imposição de sanções a portos e refinarias que recebem e processam petróleo iraniano e a sanção de qualquer pessoa envolvida em atividades cobertas pelo embargo de mísseis da ONU ao Irã, que expirou no ano passado, ou no fornecimento ou venda de mísseis e drones iranianos. Além disso, a exportação de produtos e tecnologia de origem norte-americana para a República Islâmica está ainda mais restrita.

Ao mesmo tempo, de acordo com o projeto de lei, a empresa proprietária do TikTok, a ByteDance, terá nove meses para vender a rede social, caso contrário, o aplicativo será banido das lojas de aplicativos dos EUA.

  • No sábado, os legisladores norte-americanos também votaram a favor de um projeto de lei suplementar de segurança do Indo-Pacífico, que inclui US$ 8,1 bilhões e visa combater as ações da China na região do Indo-Pacífico. O documento também prevê ajuda militar a Taiwan.
  • Além disso, a Câmara Baixa do Congresso aprovou dois outros projetos de lei, segundo os quais Washington destinará 26,4 bilhões de dólares para ajudar Israel e 60,8 bilhões de dólares para a Ucrânia.