Notícias

Um acontecimento iminente pode aumentar os preços do bitcoin

Tradicionalmente, o 'halving', que ocorre a cada quatro anos, é visto como um catalisador para o crescimento do valor da principal criptomoeda do mundo.
Um acontecimento iminente pode aumentar os preços do bitcoinLegion-Media / Guido Schiefer

O evento predeterminado conhecido como 'halving' (redução pela metade da produção de novos bitcoins), que ocorrerá neste fim de semana, poderá desencadear um aumento acentuado no preço da criptomoeda, segundo a previsão dos especialistas.

Tradicionalmente, esse evento, que ocorre a cada 4 anos, é considerado um catalisador para o crescimento do valor do bitcoin: quando a oferta de novas moedas diminui, a alta demanda deve afetar os preços.

"O 'halving' ajuda a aumentar naturalmente o preço devido à oferta e à demanda a médio e longo prazo, o que, por sua vez, atrai novas pessoas à medida que o preço ultrapassa os recordes anteriores", afirmou Danny Scott, executivo-chefe da plataforma de criptomoedas CoinCorner, ao The Independent.

O 'halving' ocorre quando as recompensas para os mineradores de bitcoin são reduzidas pela metade para diminuir a oferta da criptomoeda no mercado. Desta vez, a recompensa pela mineração de novos bitcoins diminuirá de 6,25 BTC para 3,125 BTC. Espera-se que a redução final pela metade ocorra no ano de 2140, quando o número de bitcoins em circulação atingir o suprimento máximo teórico de 21 milhões.

Os especialistas dizem que a redução iminente vem acompanhada de expectativas mais altas, como um aumento na oferta que fará os preços subirem. Isso já tem um precedente: o último 'halving', em 2020, precedeu um aumento de cinco vezes no valor do bitcoin, seguindo um padrão que viu altas recordes para a criptomoeda após cada evento anterior, em 2016 e 2012, respectivamente.

"Historicamente, o valor do bitcoin aumentou após cada redução pela metade. É provável que essa tendência continue durante o atual ciclo de mercado, dado o forte interesse institucional", disse Kadan Stadelmann, diretor de tecnologia da empresa de blockchain Komodo Platform.

No entanto, os principais bancos de investimento, como o JPMorgan, declararam que a redução pela metade poderia provocar uma queda acentuada no preço da criptomoeda. A redução pela metade poderia afetar negativamente a lucratividade dos mineradores, levando a um custo mais alto de produção de criptomoedas, disseram analistas de bancos ao The Block no mês passado.