Notícias

Milei compartilha fotos de seu encontro com Elon Musk

O presidente argentino acompanhou compartilhou as imagens com seu slogan habitual: "Viva la libertad, carajo".
Milei compartilha fotos de seu encontro com Elon MuskX / JMilei

O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou na sexta-feira várias fotos da reunião que teve no Texas, EUA, com o bilionário Elon Musk.

O presidente publicou as fotos na rede social X, de propriedade de Musk, que acompanhou com o slogan habitual da campanha que o levou à presidência argentina: "Viva la libertad, carajo".

Nesta semana, o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, disse que Milei visitaria a megafábrica de carros elétricos Giga Texas, na cidade de Austin.

A visita não é gratuita. De acordo com informações da imprensa argentina, o principal objetivo de Musk é fortalecer as relações com o país sul-americano para garantir seu acesso ao lítio, que é uma das principais matérias-primas para a produção de carros elétricos, em um momento crítico para o setor.

O magnata já lançou a pedra fundamental de uma refinaria de lítio em Corpus Christi, Texas, com o objetivo de direcionar seus negócios para o processamento desse material.

Um aliado

A afinidade de Milei com o proprietário da Tesla não é segredo, um vínculo que foi fortalecido pela intenção de Musk de expandir seu portfólio de investimentos na Argentina.

De fato, no final de março, a Starlink anunciou que a Argentina havia se tornado o sétimo país da América Latina onde as pessoas "podem acessar a Internet de alta velocidade e baixa latência", graças ao serviço fornecido pela empresa de Musk.
Em dezembro do ano passado, o líder do partido libertário disse ter tido "uma ótima conversa" com o bilionário, na qual expressou sua gratidão pelo apoio público que ele deu às suas ideias.

Um mês depois, o magnata americano retribuiu o gesto elogiando o polêmico discurso de Milei em Davos (Suíça), onde ele criticou o feminismo e negou a existência de mudanças climáticas.

Por meio de interações nas mídias sociais, as duas figuras demonstraram simpatia e apoio mútuo. Milei, com sua defesa do livre mercado e da desregulamentação da economia, parece ter encontrado um aliado ideológico em Musk, que nos últimos meses tem usado a rede social de sua propriedade para expressar sua opinião sobre questões políticas na região da América Latina.

A estadia de Milei nos EUA coincide com a viagem a Washington que sua ministra da Segurança, Patricia Bullrich, iniciou na última segunda-feira, dias depois da chegada ao país sul-americano da chefe do Comando Sul, Laura Richardson.

Colaboração contra o Judiciário brasileiro

Durante a reunião, o presidente argentino "ofereceu colaboração no conflito que a rede social X está mantendo no Brasil no contexto do conflito judicial e político naquele país", de acordo com o porta-voz presidencial Manuel Adorni.

Adorni não ofereceu detalhes sobre a extensão da colaboração ou quais medidas poderão ser tomadas por parte de Buenos Aires em relação ao assunto. 

Ao longo dos últimos dias, o empresário norte-americano tornou-se protagonista de uma intensa disputa com o Judiciário brasileiro e sobretudo com o ministro Alexandre de Moraes, a quem acusa de praticar censura em virtude de determinações judiciais ordenando o bloqueio de contas.