Notícias

Por que Biden poderia estar fora da cédula eleitoral em dois estados?

O Partido Democrata já recebeu duas notificações dos escritórios dos secretários de estado de Ohio e do Alabama.
Por que Biden poderia estar fora da cédula eleitoral em dois estados?AP / Evan Vucci

O presidente dos EUA, Joe Biden, pode ficar de fora das cédulas de votação em Ohio e no Alabama para as eleições gerais de 2024 devido a um conflito de datas entre o momento da indicação dentro do Partido Democrata e a certificação do candidato nesses dois estados.

Na terça-feira, o secretário estatal do Alabama, Wes Allen, enviou uma carta ao presidente estatal dos democratas, Randy Kelley, informando que a Convenção Nacional Democrata, em que se nomeia o candidato a presidente e vice-presidente do partido, está programada para 19 de agosto, quatro dias após o prazo final para certificar um candidato presidencial nesse estado.

Caso o gabinete do secretário estatal não receba "um certificado válido de nomeação do Partido Democrata após sua convenção até o prazo legal, não poderei certificar os nomes" de seus candidatos "para a preparação da cédula" para a eleição, escreveu Allen em sua carta.

Por sua vez, a campanha de Biden disse que o Partido Democrata poderia enviar "uma certificação provisória de acesso à cédula antes do término [da convenção]", lembrando que nas eleições de 2020 vários estados, como Alabama, Illinois, Montana e Washington, aceitaram a mesma, tanto para candidatos democratas quanto republicanos. "Joe Biden estará na cédula de votação em todos os 50 estados", afirmaram.

Na semana passada, o partido de Biden recebeu um aviso semelhante do escritório do secretário de estado de Ohio, onde o prazo para certificar um candidato presidencial é 7 de agosto.