Notícias

Politico: O enfoque de Biden no Oriente Médio prejudica sua imagem entre os eleitores

"[Sua política] minou um de seus mais importantes ativos anti-Trump", disse Matt Duss, ex-conselheiro de política externa do senador norte-americano Bernie Sanders.
Politico: O enfoque de Biden no Oriente Médio prejudica sua imagem entre os eleitoresGettyimages.ru / Anna Moneymaker

Os círculos democratas estão preocupados com o fato de que a política do presidente dos EUA, Joe Biden, no Oriente Médio, particularmente na Faixa de Gaza, devastada por meses de guerra entre Israel e o Hamas, ameaça minar o apoio de seus eleitoresinformou o Politico no domingo, citando autoridades familiarizadas com o assunto.

O veículo enfatiza ainda que a deterioração da situação humanitária no enclave palestino prejudica a credibilidade de uma parte importante do eleitorado do político democrata: jovens eleitores, árabes e muçulmanos norte-americanos e progressistas. Além disso, Biden tem enfrentado uma série de protestos em eventos dos quais participa, como seu evento eleitoral em Nova York no final de março.

De acordo com fontes internas, o apoio da Casa Branca ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falha em melhorar sua imagem como um líder global experiente na corrida para a eleição presidencial. Enquanto isso, um grupo de senadores norte-americanos anunciou a possibilidade de uma mudança drástica na postura de Washington após o ataque israelense que matou sete trabalhadores da ONG World Central Kitchen.

"[A forma como Biden lidou com a guerra de Gaza] minou um de seus trunfos mais importantes contra Trump", afirmou Matt Duss, ex-conselheiro de política externa do senador Bernie Sanders e agora especialista do Centro de Política Internacional. "A reputação de Biden era —concordando ou discordando dele— ele é um cara decente, empático e honesto. Mas essa política tem sido uma política cruel", acrescentou.