OEA convoca uma sessão extraordinária sobre a crise diplomática entre Equador e México
O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) presidirá uma sessão extraordinária na próxima terça-feira, 9 de abril, para discutir o conflito diplomático entre o Equador e o México, após a incursão da polícia equatoriana na Embaixada do México em Quito para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas.
A notícia foi anunciada no domingo pelo novo presidente do Conselho Permanente da OEA, Chet Donovan Neymour. Segundo seu anúncio, repercutido pelo jornal mexicano El Universal, a sessão está sendo realizada a pedido do Governo do Equador e será realizada na Casa das Américas em Washington (EUA).
Neymour, que também atua como embaixador das Bahamas, explicou ainda que o conselho tratará das "normas de relações diplomáticas e asilo", assunto que será apresentado pela delegação equatoriana. Posteriormente, os Estados membros intervirão.
No dia 5 de abril, o Governo do México anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o Equador após o incidente com a sua embaixada, denunciando "a violação flagrante da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas" e os ferimentos sofridos pelo seu pessoal. No domingo, todo o corpo diplomático credenciado no Equador retornou ao México.
⚡️México suspende relações diplomáticas com Equador📍O Governo do México anunciou nesta sexta-feira a suspensão das relações diplomáticas com o Equador após a entrada de forças policiais equatorianas na Embaixada do México em Quito📍A Polícia Nacional do Equador invadiu a… pic.twitter.com/UfsF8eR3BR
— RT Brasil (@rtnoticias_br) April 6, 2024