Notícias

Quase mil pessoas ficam presas nas montanhas de um parque de Taiwan após o terremoto

Três visitantes morreram após serem atingidos por um deslizamento de pedras.
Quase mil pessoas ficam presas nas montanhas de um parque de Taiwan após o terremotoGettyimages.ru / Hualien County Fire Department / Anadolu

Cerca de mil pessoas estão presas nas montanhas do parque nacional Taroko, no condado de Hualien, onde se sentiu com mais força o terremoto de magnitude 7,5 que sacudiu a costa leste de Taiwan nesta quarta-feira.

De acordo com estimativas das autoridades locais, citadas pela agência CNA, pelo menos 654 pessoas, incluindo turistas e funcionários, estavam no parque no momento do sismo. No entanto, centenas de membros de equipes de resgate entraram no parque posteriormente, aumentando o número para cerca de mil pessoas.

Até o momento, foi informado de dez pessoas mortas e pelo menos 882 feridas em decorrência do terremoto em Taiwan. Três das vítimas fatais eram visitantes do parque que foram atingidas por deslizamentos de pedras enquanto caminhavam por uma trilha. Em outro caminho, 12 visitantes ficaram presos após um desmoronamento.

Enquanto isso, as autoridades do parque continuam os esforços de resgate e estão entrando em contato com as equipes de montanhismo. As instalações permanecerão fechadas ao público até segunda ordem.

Forte terremoto

O sismo que afetou Taiwan nesta quarta-feira teve uma magnitude entre 7,2 e 7,5, segundo diferentes estimativas, sendo o mais forte que já atingiu a ilha em pelo menos 25 anos.

O terremoto provocou um alerta de tsunami para o sul do Japão e para as Filipinas, que foi posteriormente suspenso.